Sites Grátis no Comunidades.net Criar um Site Grátis Fantástico

Pátio das Aves


Locations of visitors to this page VOTE PARA O TOP 100 DE SITES DE AVES
Total de visitas: 50734
Canários






Canários

Canários de canto, de cor, de criação e típicos.

Distribuição:

Os canários domesticados não se encontram na natureza selvagem. O canário selvagem é o antepassado do actual canário doméstico. O canário selvagem pode ser encontrado em diversos locais, entre os quais o Arquipélago das Canárias e a Madeira. Os canários domésticos resultaram, em parte, do cruzamento entre canários selvagens e outras espécies de tentilhões, em parte, de uma selecção com base em características específicas, e em parte, da conservação de espécies mutantes.

Dimensões:

As dimensões dos canários variam consoante a estirpe. O canário selvagem tem, aproximadamente entre 12 e 13 centímetros, ao passo que os vulgares canários de canto e de cor medem cerca de 14. A estirpe de canários de maiores dimensões é o canário de Lancashire, que mede entre 22 e 23 cm. As estirpes mais pequenas de canários, tais como o canário Gloster, o japonês Hoso, o Espanhol Timbrado e o fantasia-de-pífaro, medem cerca de 11.5 cm.

Distinção entre os sexos:

É difícil detectar as diferenças exteriores entre os dois sexos. À medida que se aproxima a época de gestação, é possível a um criador experiente determinar o sexo através da posição e do tamanho da cloaca. Alem disso, as fêmeas que estão prontas a procriarem ostentam o ventre virtualmente depenado. Como o macho é o único que canta, este aspecto oferece-lhe a resposta definitiva.

Características sociais:

Os canários são aves gregárias que têm um excelente convívio entre si e com outras espécies de aves. Normalmente não são agressivos. É aconselhável não serem misturados com outros tentilhões, uma vez que podem dar origem a aves híbridas. Algumas espécies de tentilhões produzem descendentes estéreis se acasalarem com canários.

Alojamento adequado:

Os canários são aves que se adaptam a todos os locais, podendo viver numa sala de estar, num aviário em recinto fechado, numa gaiola de criação ou num aviário ao ar livre. Estas aves apreciam plantas, mas estas não são estritamente necessárias para o seu bem-estar. Os machos são frequentemente criados numa gaiola separada, em virtude da beleza do seu canto.

Temperatura ambiente:

A maior parte das espécies de canários é robusta e perfeitamente adaptada a um clima temperado. No entanto, existem algumas excepções que serão descritas nos grupos de criação relevantes.

Alimentação:

É possível adquirir misturas de sementes especiais para canários. Como suplemente alimentar, de vez em quando, pode acrescentar alimentos à base de ovos (principalmente na época de gestação), sementes de erva fresca e ervas, como o morrião-dos-passarinhos. Os canários também apreciam pedaços de frutos, por exemplo, de maçã.

Actividades:

Todos os canários machos são cantores, independentemente da estirpe. Uma vez que os canários de canto são seleccionados em função da beleza do seu canto, são estes os melhores cantores entre os canários. Quase todas as estirpes de canários apreciam um bom banho. É possível colocar tinas de banho especiais, que podem prender-se a uma gaiola pequena. Num aviário, bastará ter uma tina com água limpa. No entanto, esta deve ser mudada diariamente. Os temperamentos das aves variam de acordo com a estirpe. Certas estirpes de canários, entre os quais o canário de Norwich, são muito calmas, enquanto outras são mais activas e agitadas. Se forem abordadas de uma forma calma, rapidamente se acostumam ao criador, embora nunca se tornem tão domesticadas como diversos periquitos e papagaios, por exemplo.

Criação:

Os canários podem perfeitamente fazer criação numa gaiola de criação em recinto fechado. Uma gaiola de criação de canários comum, tem aproximadamente, entre 35 e 40 cm de comprimento e 30 cm de altura e profundidade. Uma gaiola com estas dimensões constitui o alojamento perfeito para um casal durante a época de gestação. As aves preferem um ninho aberto, por exemplo, um cesto, uma caixa de ninho semiaberta ou uma gaiola de arame semiaberta. O ninho é construído com uma grande variedade de materiais, entre os quais, uma corda de sisal desfiada e cozida. Em média, a fêmea põe entre 4 e 5 ovos. Estes são verde-claros com manchas escuras. A fêmea choca os ovos entre 13 e 14 dias. Os progenitores alimentam as crias recém-nascidas não apenas com sementes mas também com alimentos à base de ovos. Por conseguinte, é de importância vital que as aves disponham de um abundante e constante abastecimento de alimentos deste tipo, já que as crias podem ter necessidade absoluta de proteínas para se manterem vivas. A plumagem surge ao fim de aproximadamente 14 dias. Depois deste tempo continuam a ser alimentadas pelo macho durante mais algum tempo, diminuindo o tempo desta actividade gradualmente. Um casal de criação em boas condições pode gerar varias ninhadas por ano. A melhor altura para a criação de canários encontra-se no fim do mês de Fevereiro e inícios de Março, durante a primavera.

Canários de canto:
- Canário de Harz;
- Canário de Waterslager;
- Canário Espanhol Timbrado;
- Cantor Americano.

Generalidades:

Embora todos os canários machos sejam cantores, independentemente da estirpe, os canários de canto, distinguem-se por esta qualidade particular. O canto de diversas estirpes é avaliado em concursos e são atribuídos prémios em função de variedades de canto e da sua sonoridade. A aparência é considerada de menor importância nestas aves. O Cantor Americano, que é uma das estirpes mais recentes dos Estados Unidos da América, é disso uma excepção. Esta estirpe, que ainda não está muito divulgada na Europa, não é apenas avaliada em função do canto, mas também do tipo.

Historia dos Canários de Canto:

O canário de canto tem uma história muito antiga. A estirpe mais antiga entre os canários de canto é o canário de Harz, cujo nome deriva da região alemã de Harz, onde esta ave ganhou popularidade. Criavam-se muitos canários nesta região mineira. Inicialmente, os mineiros não estavam muito interessados nos dotes canoros das suas aves. Transportavam sempre um canário para as galerias das minas, pois este avisava-os da existência de vapores de monóxido de carbono e outros gases tóxicos aos quais as aves são mais sensíveis que os seres humanos. Posteriormente, em função do seu canto, especialmente quando se descobriu a possibilidade de beneficiar de grandes somas de dinheiro com estas excelentes aves canoras. Os canários cantores naturais da região montanhosa de Harz rapidamente se tornaram populares noutras regiões e mesmo noutros países. Graças aos canários de Harz, muitos mineiros puderam abandonar os seus empregos perigosos e pouco saudáveis e iniciar um novo modo de vida com a criação e comercialização de canários de canto e outros acessórios, tais como gaiolas. Estima-se que pelo menos ¾ da população de Saint Andreas, no coração das montanhas de Harz, faziam desta actividade económica um (bom) modo de vida! Hoje em dia, não é necessário viajar até às montanhas de Harz para adquirir um bom exemplar de canário de Harz. Por quase todo o mundo, já se criam aves de elevada qualidade. O canário de Harz é conhecido pelas suas características acrobáticas.
Os antepassados de uma outra estirpe bem conhecida de canários de canto são os canários Waterslagers, provavelmente originários da região da Itália. Neste caso, os canários são particularmente valiosos devido à sua forte tonalidade amarela. Por volta de 1900, alguns amantes de aves belgas conseguiram obter uma estirpe de canários de canto, a partir destas aves italianas, que difere do canário de Harz em vários aspectos. Os canários Waterslagers têm uma intensa cor amarela e são ligeiramente maiores do que os canários de Harz. No entanto, para os amantes de aves, o mais importante é o facto de o canto desta ave diferir do canto do canário de Harz. O canto do canário Waterslager assemelha-se ao do rouxinol. O Espanhol Timbrado é a mais recente ave canora após o Cantor Americano, que foi criado nos E.U.A nos anos 20 do século passado (em 1934, foi fundado o Clube do Cantor Americano). A variedade foi criada nos anos 50. Esta ave canora com 13 cm de comprimento foi oficialmente reconhecida no seu pais de origem em 1962. Actualmente o Espanhol Timbrado pode ser visto em pequenas quantidades fora do seu pais de origem, ao passo que o Cantor Americano ainda é pouco comum na Europa.

Características:

E evidente que quando alguém está, principalmente, interessado no canto de uma ave, prefere adquirir um canário de canto a uma outra estirpe de canário. O canto dos canários de canto é muito sofisticado e melodioso, e como tal, não é muito alto e indiscreto. Todo o tipo de sons dissonantes, guinchos e outros, têm sido eliminados como consequência da selecção. O canto é também extremamente variado. Em princípio, todas as características que se aplicam às outras estirpes de canários também se aplicam aos canários de canto. Se está realmente interessado na criação de um bom canário de canto, deve contactar uma associação de amantes de aves local. Os membros da associação terão prazer em proporcionar contactos com criadores de canários de canto de confiança. Cada uma das variadas estirpes de canários de canto tem o seu modo típico de cantar, o qual pode ou não agradar-lhe. Nas exposições de aves, habitualmente, pode encontrar canários de canto, bem como canários de cor. É um bom local para escutar os seus cantos e decidir qual deles prefere.



Canários de Cor:

Generalidades.

Os tipos de canários de maior divulgação para criação e os mais populares são, sem dúvida, os que pertencem ao extenso grupo dos canários de cor. São criados não apenas com base na cor, mas também com base no tipo. Têm, aproximadamente, 14 cm de comprimento, o que significa que, em termos de dimensões, pertencem às estirpes de canários de tamanho médio. Ao longo dos anos, tem-se obtido uma vasta gama de cores e de combinações cromáticas como consequência de uma criação selectiva, bem como de mutações. Actualmente, existem quase 400 tipos de coloração oficialmente reconhecidos. Isto significa que pode apreciar todas estas cores em exposições de aves. Podem ser criados muitos mais tipos diferentes de colorações através da combinação de diversas cores e factores. Independentemente de tudo isto, a Natureza esta constantemente a transformar as aves. Como tal, podemos esperar assistir a mais mutações no futuro, que serão preservadas pelos criadores, desde que sejam viáveis e esteticamente perfeitas. Em contrapartida, estas novas mutações podem ser combinadas com cores já existentes, o que, com o tempo, pode resultar em milhares de tipos diferentes de coloração nos canários. Normalmente, os canários já estão disponíveis em tantas variedades de cores e padrões que, para um leigo, é quase impossível distingui-los. Para quem quiser um estudo profundo desta matéria, existe uma quantidade de livros que foram escritos especificamente a propósito deste tema.