Sites Grátis no Comunidades.net Criar um Site Grátis Fantástico

Pátio das Aves


Locations of visitors to this page VOTE PARA O TOP 100 DE SITES DE AVES
Total de visitas: 50653
Bengalins-do-Japão






Bengalins do Japão

Distribuição:

- O bengalim do Japão não se encontra na natureza selvagem. Esta espécie foi criada a partir de varias espécies de tentilhões, por criadores chineses e japoneses.

Dimensões:

- Estas aves medem entre 11 e 12 centímetros aproximadamente.

Distinção entre os sexos:

- Não existem diferenças exteriores entre os sexos. Os machos possuem um timbre de voz mais elevado do que as fêmeas, quando cantam. O macho tem por hábito, erguer o pescoço para cima quando canta.

Características sociais:

- Estas aves de comportamento calmo convivem bem com outras aves, quer da mesma espécie, quer de outras espécies. Na realidade, são extremamente pacíficas, não devendo ser mantidas em convívio com aves oportunistas ou de carácter conflituoso. Os bengalins do Japão são aves com orientação social, sendo preferível manter um pequeno grupo a um casal ou uma ave isolada.

Alojamento adequado:

- Os bengalins do Japão são extremamente adaptáveis, podendo ser criadas num aviário em recinto fechado ou ao ar livre, ou mesmo numa gaiola de criação. Não é necessária vegetação.

Temperatura ambiente:

- São aves extremamente resistentes. Podem passar o Inverno ao ar livre, desde que disponham de um ninho para pernoitar num abrigo nocturno, isento de correntes de ar, de formação de geadas e de humidade.

Alimentação:

- Uma boa mistura de sementes para exóticos, com um suplemento de milho painço italiano, pequenas quantidades de alimento à base de ovos e alimentos verdes, constitui uma excelente alimentação para estas aves tão populares. Deve existir sempre uma quantidade de arenito (grit) suficiente para que possam satisfazer as suas necessidades digestivas.

Actividades:

- Estas aves são moderadamente activas e utilizam todos os espaços do aviário. Apreciam um bom banho. Para este fim, é recomendável que disponham de uma pequena tina sobre a plataforma ou no chão do aviário. Retire a tina após algumas horas, para evitar que as aves bebam a água suja. Durante a noite, dormem num ninho de pernoita.

Criação:

Ao contrário de muitas outras espécies de tentilhões, esta procria excelentemente em gaiolas de criação. É preferível manter apenas um casal por gaiola, já que estas aves gostam de trepar aos outros ninhos, o que significa que a criação nem sempre se processa de uma forma fácil. O ninho é construído numa caixa de ninho fechada ou semiaberta, utilizando diversos materiais, como feno e fibra de coco. Os bengalins do Japão põem entre 5 a 7 ovos, que são chocados por ambos os progenitores. As crias nascem ao fim de 14 dias de incubação, aproximadamente, e são alimentadas por ambos os pais. A plumagem tem lugar com a idade de 4 semanas, mas chegando a esta altura, as crias ainda não estão completamente independentes. Precisam ainda do tratamento dos pais durante mais ou menos mais 2 semanas. Quando atingirem as 6 semanas de idade, as crias podem ser separadas dos pais. Este procedimento é recomendável, uma vez que a fêmea, normalmente já está a chocar novos ovos e as crias têm tendência a frequentar os ninhos dos progenitores. Um casal de criação de bengalins do Japão em boas condições pode criar mais bastantes vezes por ano, sem quaisquer problemas.

Mutações:

- Existe uma enorme variedade de mutações cromáticas desta espécie. Estas podem dividir-se em 3 grupos, designadamente, aves com e sem marcas no ventre e aves com marcas. As aves com marcas no ventre variam entre o castanho moca, o castanho-escuro, o cinzento e o castanho avermelhado. As aves sem marcas no ventre são frequentes nas cores pastel, asas-creme, creme e branca. Existem também mutações albinas (aves brancas com olhos vermelhos). As aves com marcas podem ter padrões diferentes, tais como cristas e marcas nos olhos. Estas também existem numa variedade de cores. Alem disso, têm-se registado mutações que não influenciam a cor, mas o crescimento das penas, tais como os bengalins com penas eriçadas. Os vulgares bengalins podem ser adquiridos praticamente em todas as lojas de aves, mas se procura aves com mutações mais raras é necessário, sem qualquer dúvida, contactar um criador especializado.

Curiosidades:

- Os bengalins do Japão são conhecidos pela sua capacidade de adaptação como progenitores adoptivos, uma vez que cuidam dos ovos de outras espécies de tentilhões, se estes forem colocados nos seus ninhos.